CENTRO DIOCESANO DE PROMOÇÃO SOCIAL

1. Breve apresentação
O Centro Diocesano de Promoção Social – Instituição da Diocese de Lamego, fundada em 1966, é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, membro da Confederação Nacional das Instituições Sociais (CNIS), com sede na Av.ª Egas Moniz, Qtª dos Prados – Rina, constituída em 01/08/2007.
Consciente do carisma fundador, Mons. Ilídio Fernandes, e do espírito que o orienta desde a sua génese, o Centro Diocesano de Promoção Social dedica-se, através das suas várias valências/respostas sociais e dos seus diferentes serviços, à promoção, educação, formação profissional e ação social das populações de Lamego, Cidade e Diocese e de outras regiões, particularmente do Interior do nosso País. Fazendo memória do passado e construindo de forma determinada, paciente e perseverante o futuro, sabemos que esta Instituição vale pelas pessoas que aqui trabalham, pelo bem que realizam e sobretudo por aqueles para quem trabalha e a quem serve.

2. Ao Serviço da região e das nossas gentes
A nossa instituição, de forma serena e discreta, sem ruídos estéreis e nem sempre com os merecidos apoios, vai contribuindo para a economia local, na medida em que:
- apoia devidamente os seus Utentes;
- pratica as mensalidades/comparticipações mais baixas;
- proporciona quase uma centena de postos de trabalho direto;
- forma os mais novos para a vida;
- cultiva determinados valores e princípios;
- paga devidamente os seus impostos e demais obrigações;
- contratualiza bens e serviços na cidade e região o que significa que, de uma forma digna de ser assinalada, o CDPS está ao serviço da promoção das nossas gentes e contribui definitivamente para a economia local.

A nossa instituição quer continuar a crescer e a ser uma referência na cidade e na região. Para isso, contamos com o profissionalismo de todos quantos trabalham entre nós.

3. Respostas Sociais/ Valências
Para o atingir da meta atrás referida, o CDPS conta com as seguintes Valências:
- Centro Infantil com Creche, Jardim de Infância e ATL. Agora com Instalações completamente novas e mensalidades baixas.
- Clube de Idosos com Centro de Dia, Centro de Convívio, Estrutura Residencial para Idosos – Casa de S. José e Serviço de Apoio Domiciliário, com os seguintes serviços: Tratamento de roupa, higiene pessoal, higiene habitacional, cuidados de saúde, pequenos arranjos. Funciona todos os dias do ano, das 8h00 às 20h00.
- Empresa de Inserção “Compotas Tradicionais de Lamego” Temos uma grande variedade de produtos, que são vendidos nas melhores lojas do país, pois a sua qualidade é reconhecida.
- Escola de Formação Social Rural. Existe desde 1964 e muito tem contribuído para a formação de jovens da região e do nordeste português. Começou por estar aberta apenas a Alunas e tem uma oferta formativa na área do serviço social.
- Escola Profissional de Lamego. Existe desde 1989, ano em que foram criadas as Escolas Profissionais. Uma das primeiras a aparecer, a nível nacional. Com uma matriz agrícola, contribuiu para o percurso formativo de muitos ativos da nossa região.

Atualmente, a sua oferta formativa é diversificada e vai desde a área de Informática, à Eletrónica, à Higiene e Segurança, às Artes do Espetáculo, à Agricultura e ao Turismo.
- Cantina Social O país atravessa uma situação muito difícil. E, a pensar nos mais afetados pela carência do essencial, a Segurança Social promoveu a abertura de Cantinas Sociais por todo o país. Trata-se de fornecer uma refeição diária a cada indivíduo/ agregado familiar, sete vezes por semana, gratuitamente.
As instituições foram selecionadas pela Segurança Social e o CDPS foi chamado a assumir tal missão. É também a nossa missão de ajudar, própria de uma instituição de solidariedade social, que vem ao de cima e se concretiza.

4. Localização / Contactos
O CDPS situa-se na Av.ª Egas Moniz - Lugar da Rina – Junto ao novo Hospital de Lamego.

Serviços Administrativos: 254 656 268
www.centrodiocesanolamego.com